Testemunhos de um dispositivo de passe em Vitória
Para que serve o dispositivo do passe em uma escola de Psicanálise? Pergunta que comporta um frescor sempre a ser renovado e, nos parece, relaciona-se intrinsecamente às questões: o que é um psicanalista e o que é uma psicanálise.
Em nossa proposição de Escola, insistimos na aposta de Jacques Lacan do dispositivo do passe. Temos o registro desse dispositivo e de sua operacionalização em nosso regimento e temos vivido algumas experiências. Quando estudamos a respeito e, de forma muito vigorosa, quando vivemos essa experiência em torno do dispositivo, os questionamentos a respeito do que é um psicanalista e do que é uma psicanálise revigoram. As experiências causam alvoroço e movimento.
A proposta do Passe de Jacques Lacan, explicitada na “Proposição de 9 de outubro de 1967 sobre o psicanalista da Escola” (LACAN, 2003a), como sabemos, visa a caminhar na contramão de garantias antecipadas e, se assim de fato se faz, não há como uma experiência no dispositivo não provocar reboliços. Talvez seja mesmo esse um sinal quando seguimos na direção contrária a uma ritualização da experiência (…).